Por Philipe Mandaji, produtor do Hidromel Philip Mead

O que é Hidromel?

Se você chegou até aqui, provavelmente foi pela curiosidade em saber um pouco mais sobre o Hidromel - uma bebida exótica e pouco citada nos dias atuais.

Em curtas palavras, Hidromel é uma bebida alcoólica, produzida através da fermentação do mel. Basicamente, a fermentação é o processo responsável por transformar a glicose presente no mel em álcool. Consequentemente, todo o álcool presente no Hidromel é proveniente deste processo, não sendo adicionado qualquer outro tipo de bebida (como por exemplo a cachaça ou vodka). Para facilitar o entendimento, algumas literaturas chegam a apelidar o Hidromel de Vinho de Mel, devido à similaridade de processos e percepções.

Sua receita leva apenas água, mel e leveduras (responsáveis pela fermentação), variando de produtor para produtor em termos de dulçor, tipo de mel, teor alcoólico, tipo de levedura, tempo de maturação, entre outras características.

 

Qual é o gosto do Hidromel?

O Hidromel tem um gosto bastante particular e muito complexo. Ao contrário do que se pensa, o Hidromel não é uma bebida doce e nem enjoativa. Não é um licor e nem tampouco uma cachaça. Por ser resultado da fementação do mel, o sabor do mel está presente na bebida, mas é importante lembrar que a glicose do mel é transformada em álcool durante esse processo. Por isso, é possível equilibrar de forma muito eficiente o dulçor do Hidromel.

O quanto o Hidromel pode ser doce depende do momento em que a fermentação é interrompida e da concentração dos insumos que foram utilizados. O Hidromel Philip Mead é extremamente equilibrado e nem um pouco enjoativo, pois temos uma receita exclusiva e um processo produtivo bastante preciso que controla o dulçor e torna a bebida bastante agradável e inesquecível. Prova disso é que a Philip Mead já ganhou diversos prêmios em concursos internacionais, validando o nosso produto e confirmando a nossa reputação. 

Ao provar o Hidromel Philip Mead, espere uma bebida com sabores altamente complexos, porém suaves e marcantes. As diferentes notas permanecem na boca por vários segundos após engolir e a presença do álcool é bastante discreta. Além disso, o dulçor é equilibrado, fazendo com que o Hidromel Philip Mead não seja uma bebida enjoativa e tenha um retrogosto muito agradável, sendo possível beber a garrafa em uma única ocasião.


Hidromel é bom?

O Hidromel é uma bebida deliciosa e surpreendente! A receita do Hidromel Philip Mead valoriza ao máximo toda a complexidade do mel e entrega aos clientes uma experiência única. O blend de méis de diferentes floradas (silvestre e laranjeira) deixa-o ainda mais complexo, além de equilibrar o sabor. A combinação da fermentação lenta (utilizando fermentos de excelente qualidade) com os muitos meses de maturação testada em um sabor intenso e marcante - permanecendo na boca por segundos após engolir - além da presença discreta do álcool. Possui dulçor equilibrado (sem ser enjoativo) e o retrogosto é altamente agradável, sendo possível beber uma garrafa de uma só vez.

A temperatura recomendada para a avaliação é de 14°C a 18ºC. Uma experiência muito bacana e refrescante é em dias quentes servir bem gelado na taça e ir degustando até a temperatura ambiente. Você terá diferentes percepções, o sabor do mel vai se intensificando quando a bebida vai perdendo a temperatura e o sabor vai se transformando. 

Uma ótima opção também é experimentar misturado na cerveja ou em drinks com frutas da estação.

O Hidromel Philip Mead é muito versátil. Possuimos, atualmente, 7 tipos de hidroméis em nosso catálogo. Clique aqui, conheça todos e escolha o seu!

 

 

Quem criou o Hidromel?

O Hidromel é considerado como a bebida mais antiga do mundo. Existem registros de consumo de Hidromel há cerca de 10 mil anos atrás! Isso porque a receita dessa bebida é relativamente simples, sendo o resultado da fermentação da mistura de mel com água, sendo uma escolha bastante simples para as antigas civilizações. Ao longo dos milênios, diversos povos passaram a cultuar o Hidromel e torná-lo uma bebida sagrada. Isso aconteceu na Grécia Antiga, China, Roma Antiga e também com os povos Vikings, a quem o Hidromel é mais associado.

Não há uma resposta precisa para ao questionamento de quem criou o Hidromel. É provável que essa bebida tenha surgido simultaneamente em várias civilizações diferentes, já que o mel era um insumo de fácil acesso e muito consumido na História Antiga. 

O Hidromel ficou conhecido como "a bebida dos Deuses" ou "Néctar dos Deuses" justamente porque os povos antigos passaram a associar o seu sabor e os seus efeitos com as divindades daquela época. É preciso lembrar que as civilizações históricas não tinham o conhecimento técnico para a fabricação de bebidas e nem muito menos entendiam o que de fato estavam consumindo. Em grande parte dos casos, o Hidromel acabou surgindo ao acaso, já que o mel era um insumo muito comum naquela época e ficava armazenado em tanques de madeira expostos ao calor e à umidade, favorecendo o processo de fermentação. Quando os povos iam consumir aquele mel que estava armazenado há algum tempo, acabavam ingerindo junto, sem saber, o álcool que surgia dessa fermentação, estando sujeitos aos efeitos que o álcool causa no ser humano. Por isso, acabou-se associando o Hidromel aos Deuses, que era a única explicação para os efeitos que o mel acabava gerando nas pessoas que o consumia. 

 

Quer saber mais sobre Hidromel?

Clique abaixo e veja o nosso índice especial com diversos artigos e textos sobre Hidromel:

Índice: Tudo sobre o Hidromel

 

 

                 

 

Proibido para menores de 18 anos. Beba com Moderação.